Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

A CUESTA

Cuesta é uma palavra de origem espanhola que indica uma formação de planalto com uma encosta abrupta (front) e outra mais suave (reverso). Sua altitude varia de 550 a 950 metros. 

Quando admiramos uma escultura e nos perguntamos como ela é feita, primeiro precisamos saber quais materiais foram utilizados e, depois, a técnica empregada pelo escultor. E essa gigantesca escultura natural que forma a paisagem da região em que vivemos? Como se formou? Essa bela paisagem, que é resultado de milhões de anos da combinação de diferentes eventos e forças naturais, também não está estática. Ela possui uma dinâmica que faz com que se modifique permanentemente – só não percebemos por causa da baixa velocidade de sua movimentação e transformação, que ocorre em milênios!

Nossa região faz parte da província geomorfológica das Cuestas Basálticas, que se estende de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Mas o nosso pedacinho, aqui, fi ca entre os rios Tietê e Paranapanema e apresenta os maiores e mais altos “paredões”, além de belíssimos morros testemunhos, como as Três Pedras, o Morro do Macaco Molhado, o Morro do Peru, a Torre de Pedra e outros.

 

 

Mas como essa paisagem se formou? Embarque nessa viagem acessando o Atlas da Cuesta

*Texto retirado do Atlas da Cuesta