Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

BIRDWATCHING

Turismo de Observação de Aves

BOTUCATU CIDADE OBSERVADORA DE AVES

O município de Botucatu encontra-se em uma área de rica biodiversidade - isto é, de uma vasta e bela diversidade de fauna e flora. Isso se dá pela sua localização privilegiada entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, onde ocorrem áreas abertas, de mata, alagadas e urbanas. Em todos estes ambientes, você pode encontrar muitas espécies diferentes de plantas e animais, em especial muitas aves.

Enquanto a maioria dos animais silvestres é difícil de visualizar, as aves estão em todos os lugares com cores e cantos únicos. Com um pouco de atenção, você pode observar aves como o Sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca), a colorida Saíra-amarela (Tangara cayana) e a Rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti) em qualquer praça da cidade; com sorte talvez até um Gavião-carijó (Rupornis magnirostris). E com toda certeza você ouvirá o canto tão familiar do Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) - esse pássaro carismático de barriga toda amarela à semelhança com o centro da bandeira de Botucatu. Na verdade, o Bem-te-vi é justamente a ave símbolo de nossa cidade.

Em toda a região de Botucatu ocorrem aproximadamente 400 espécies de aves. Além das espécies urbanas já citadas, nas áreas naturais podem ser vistas Seriemas (Cariama cristata)Tesourinhas (Tyrannus savana)Marias-faceiras (Syrigma sibilatrix) e Corujas-buraqueiras (Athene cunicularia).

Enquanto isso, nas matas encontramos aves coloridas como o belíssimo Tangará (Chiroxiphia caudata) e também uma diversidade grande de Pica-paus, que vai desde o robusto Pica-pau-rei (Campephilus robustus) com seus 35 cm de comprimento aos pequeninos Pica-paus-anão escamado e barrado (Picumnus albosquamatus e Picumnus cirratus), que estão entre os menores pica-paus do mundo e medem cerca de 10 cm.

Nas áreas alagadas que se formam a partir dos rios que cortam as matas, podem ser encontradas espécies de aves que dependem do ambiente aquático como o Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata), a Garça-moura (Ardea cocoi), o Colhereiro (Platalea ajaja) e o Tuiuiú (Jabiru mycteria).

Já nas áreas de Cerrado, a biodiversidade é um tanto diferente. No rico Cerrado de Botucatu com seus campos úmidos de gramíneas nativas e bosques de árvores baixas com troncos retorcidos, podem ser vistas aves como o Batuqueiro (Saltatricula atricollis)Caboclinho-branco (Sporophila pileata)Sanã-parda (Laterallus melanophaius), entre outros.

A região de Botucatu tem muito a oferecer com sua avifauna exuberante! Se você quiser mais informações sobre as aves que podem ser encontradas aqui, confira o site do Guia de Aves de Botucatu e São Manuel ou então você também pode acessar a lista de espécies no site Wikiaves.

A Secretaria Adjunta de Turismo está fomentando o Aviturismo através da ação VEM PASSARINHAR BOTUCATU 2022, todo o ultimo domingo do mês acontecerão passeios em diversos pontos da cidade guiados por um guia local e um ornitólogo que apoiarão os interessados na pratica de observação de aves

Fiquem atentos às nossas páginas para não perder a oportunidade de se inscrever e participar das próximas!!