Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

HISTÓRICO-CULTURAIS

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES

A Pinacoteca de Botucatu abriga salas voltadas a exposições temporárias e de longa duração (pintura, gravuras, fotografias), para o setor educativo, leitura, estudo, restauro, ateliês, biblioteca, recepção/bilheteria e um auditório para conferências.

O prédio do antigo Fórum de Botucatu foi projetado na década de 1920, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o edifício atualmente ocupado pela Estação Pinacoteca, ambos no centro da capital paulista.

Localização: Rua General Teles,1040, Centro - Botucatu

Horário de funcionamento: Quarta a Sexta-feira das 8:30 às 17:00 / Sábado, Domingo e Feriado das 11:00 às 17:00.

Agendamento de visitas educativas: (14) 3811-1481 – forumdasartes@botucatu.sp.gov.br

 

GALERIA FÓRUM DAS ARTES

Anexo da Pinacoteca de Botucatu abriga exposições que mudam periodicamente.

Localização: Av. Dom Lúcio, 51 - Centro - Botucatu

Horário de funcionamento: Quarta a Sexta-feira das 8:30 às 17:00 / Sábado, Domingo e Feriado das 11:00 às 17:00.

Agendamento de visitas educativas: (14) 3811-1481 – forumdasartes@botucatu.sp.gov.br

 

 

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

O Complexo da Estação Ferroviária de Botucatu representa o avanço da Estrada de Ferro Sorocabana pelo interior paulista, demarcando a “conquista do sertão”, situado a oeste das Cuestas. A chegada da ferrovia deflagrou um novo momento econômico para a região, fomentando a produção agrícola, sobretudo o café, bem como a ocupação de terras e a criação de novos núcleos urbanos. O complexo se tornou ponto de confluência do tráfego da linha-tronco da EFS e de seus inúmeros ramais a oeste, impactando no desenvolvimento de Botucatu como pólo urbano regional.

O complexo é constituído pelos seguintes elementos: Estação Ferroviária; Largo da Estação; Armazém de Cargas; Vilas Ferroviárias e Casas de Turma, de variadas tipologias e técnicas construtivas; Caixa D’água; Edifício da Administração (ou da Chefia); Mercearia; Oficinas de Locomotivas; Escola de Artífices; Reservatórios D’água; Triângulo de Manobras; Pontilhão Ferroviário Arlindo Granado; e os muros de arrimo e taludes circundantes. Essa diversidade arquitetônica, tipológica e funcional dos edifícios indica a complexidade de um empreendimento ferroviário e os conjuntos de moradias à beira de linha registram formas de morar próprias à ferrovia
O município assumiu todo o complexo ferroviário, concedido pelo governo federal e é seu gestor desde 2010, iniciando o restauro da estação e a reforma do armazém (hoje Casa da Juventude) em 2012. A estação foi entregue como patrimônio restaurado no dia 22 de setembro de 2016 e hoje abriga a Secretaria Adjunta de Turismo.

O QUE VER:
- A construção em estilo Art déco
- A cúpula do salão de entrada
- Os salões superiores onde funcionava a administração

Localização: Rua Benjamim Constant, 228-470, Vila Jaú 

Horário de funcionamento: Aberta de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 16h30

Entrada e estacionamento gratuito

Agendamento de passeio:  Descubra Botucatu / Berakah Turismo / Expedição Cuesta / Cuesta Receptivo

 

 

MUHP - MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO FRANCISCO BLASI

O Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi (Muhp) é responsável por armazenar objetos e momentos históricos de Botucatu, disponibilizando parte do seu acervo para pesquisadores, e promovendo exposições que versam sobre a história da cidade, suas mudanças e os relacionamentos da população com ela. Reaberto em 2017, o museu conta com mais de 13 mil peças em seu acervo.

Endereço: Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro, Botucatu – SP

Telefone: (14) 3811-1480

E-mail: museuhistorico@botucatu.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/MuHPBotucatu

Entrada e estacionamento gratuitos

Horários: Segunda a quinta-feira das 9h00 às 18h00 / Sexta-feira das 9h00 às 20h00 / Sábados das 9h00 às 17h00 / Domingo fechado

 

 

 

MERCADO MUNICIPAL

Também conhecido como mercadão, trata-se de uma das principais construções da metade do século passado em Botucatu, que desde a sua inauguração, em 1962, nunca havia passado por uma grande reforma até o ano de 2016. É um centro comercial onde se encontram diversos tipos de produtos e serviços alimentícios, sendo também sede de alguns setores da prefeitura municipal.

 

EndereçoR. Rangel Pestana, s/n - Centro, Botucatu

Telefone: (14) 3811-1536

Entrada e estacionamento gratuitos

Horários: Segunda a sábado das 7h00 às 18h00 / Domingo das 7h00 às 12h00

 

 

 

CATEDRAL BASILICA DE SANT'ANNA

É a principal edificação do chamado centro histórico. Seu projeto tem sua assinatura pelo Cav. J. Sachetti e se assemelha muito a catedral da Sé de São Paulo, que também leva a assinatura do mesmo engenheiro. Sua construção se deu devido ao precário estado de conservação da antiga Catedral (Construção de 1.893). A 08 de dezembro de 1.927, dois anos após sua chegada a Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa lançou solenemente a primeira pedra fundamental da nova Catedral de Sant’Ana, com a presença do então Presidente do Estado Júlio Prestes. Mas foi somente no dia 20 de março de 1.929, após a celebração de uma missa solene no dia anterior, que se deram as escavações para o alicerce da nova Catedral.

No ano de 1.937 a Cripta já se encontrava pronta, e a 06 de setembro de 1.937, os restos mortais de Dom Lúcio Antunes de Souza foram transladados para a nova cripta. Após a renúncia de Dom Carlos a 06 de outubro de 1.937, a construção da Catedral ainda se encontrava na altura das janelas. O reinício das obras se deu com a chegada de Dom Frei Luiz Maria de Sant’Ana (3º Bispo de Botucatu). A retomada das obras fora confiada a Construtora Guimarães. Em apenas 05 anos, com a ajuda da população Dom Frei Luiz consegui levantar, cobrir e terminá-la internamente.

O baldaquino (que já não existe mais) em madeira foi doado pelo Sr. Rodolfo Pasqualin, na época, diretor do laboratório Paulista de Biologia.  As 05 portas em madeira entalhadas, foram doadas pelo industrial Camillo Peditti. A imagem de Sant’Ana que media 2,20 metros, foi doada pelo ex-prefeito e industrial de Botucatu, Pedro Losi. O vitral onde está reproduzida a imagem de Sant’Ana, que se encontra no arco da porta central da Catedral, foi gentilmente oferecido pelo Sr. Emílio Pedutti.

Todas as telhas da Catedral foram ofertadas pelo engenheiro Dr. Adolfo Dinucci e o trono episcopal foi oferecido pelo clero da diocese de Botucatu e confeccionado na Escola Industrial. Embora não totalmente acabada, a nova Catedral de Botucatu foi inaugurada no dia 08 de dezembro de 1.943, dezesseis anos após o lançamento da pedra fundamental. Naquela manhã do dia 08, às oito horas da manhã, Dom Frei Luiz sagrou a Catedral celebrando em seguida a Santa Missa. O Dr. Júlio Prestes que foi quem lançou a pedra fundamental em 1.927, também estava presente às solenidades de inauguração. Já na década de 60, aproveitando o “embalo” do Concílio do Vaticano II, Dom Henrique Golland Trindad (1º Arcebispo de Botucatu) fez uma grande reforma na Catedral mudando totalmente seu interior.

Dom Frei Henrique derrubou todos os altares de mármore, retirou quase todas as imagens, inclusive a grande imagem de Sant’Ana do altar central. Essa imagem foi colocada na Praça ao lado da Catedral em um pedestal, mas durou pouco tempo, sendo totalmente destruída por vândalos. O Baldaquino foi retirado e o altar-mor foi removido para a Capela do Santíssimo. Sob o novo altar-mor colocou-se a grande imagem de Jesus Crucificado. Fez também um trono para Nossa Senhora Aparecida, onde o filho do arquiteto contratado para a reforma, moldou em barro algumas estrelas que até hoje compõe o painel de fundo do referido altar.

A Cátedra do Trono Episcopal foi retirada e hoje serve o último altar da Igreja do sagrado coração de Jesus. Após ter concluído toda essa reforma, Dom Frei Henrique convidou o então núncio Apostólico no Brasil, Dom Sebastião Baggio, para sagrar a Catedral. A solene Sagração da Catedral Metropolitana de Sant’Ana de Botucatu aconteceu no dia 30 de agosto de 1.964. Na década de 70, Dom Vicente Marchetti Zioni (2º Arcebispo de Botucatu) também deixou sua marca em nossa Catedral. Em São Paulo, Dom Zioni conheceu o pintor Antônio Pain Filho, um congregado mariano. Reencontrando o pintor depois de muito tempo, veio a saber que o mesmo havia produzido várias obras de arte cujo argumento era Nossa Senhora, dando um toque Brasileiro a elas; pintou dessa forma 40 Madonas Brasileiras. Dom Zioni, impressionado com as pinturas, das 40 mandou fazer 12 em uma firma de vitrais chamada Conrado Sordinaite. Tais vitrais hoje podem ser admirados na Catedral de Botucatu. Estão lá: Madona do Sabiá, Virgem do Maracujá, Madona da Roça, Virgem das Samambaias, Virgem da Orquídea, Virgem do Cruzeiro, Madona do Cafezal, e outras mais. Entre outras mudanças também removeu o batistério do fundo da Catedral para atrás do altar mor.

Dica: Ao conhecer a Catedral, não se esqueça de visitar a cripta onde estão sepultados os Bispos de Botucatu.

Localização: Praça Rubião Júnior, s/nº – Centro

Horário de funcionamento: Quarta a Sexta-feira das 8:30 às 17:00 / Sábado, Domingo e Feriado das 11:00 às 17:00.

Agendamento de visitas: (14) 3882 0966 / secretaria@catedraldebotucatu.org.br

 

 

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

A Igreja de Santo Antônio, no morro do distrito de Rubião Júnior, é considerada um dos mais importantes mirantes da cidade e tem visão privilegiada para a Unesp, complexo ferroviário (incluindo a estação de passageiros) e parte do município de Botucatu. O ponto turístico fica aproximadamente 5 quilômetros do Centro da cidade.

O local tem estacionamento e o acesso é gratuito. Para chegar até o morro é necessário pegar a rodovia Domingos Sartori até a avenida Bento Lopes. A rua que dá acesso até o morro tem às suas margens formações rochosas que segundo alguns guias possuem a silhueta de animais como um macaco e um camelo. Durante a noite o visual do mirante é exuberante, permitindo admirar ao longe luzes de cinco cidades vizinhas.

Não é apenas a localização privilegiada e a visão ampla do horizonte que tornam o local um atrativo turístico. Uma série de histórias, e lendas servem de pano de fundo para a formação de um imaginário popular bastante rico. Analisando o local nos dias de hoje fica difícil imaginar que ele surgiu a partir de uma história de amor e fé.

Saiba mais no site da Solutudo

Dica: Ao conhecer a Catedral, não se esqueça de visitar a cripta onde estão sepultados os Bispos de Botucatu.

Localização: Morro de Rubião Júnior, S/Nº - Distrito de Rubião Júnior - Botucatu - SP

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta: 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
Sábado: 8:00 às 11:00 / Horários de Missa: 1ª Sexta-feira do mês às 18:30 - Domingo: 9:00

Contato: (14) 3813-0212