access
Página de Acessibilidade

1ª Conferência Municipal de Turismo de Botucatu: Destaques e Reflexões

Segunda, 01/04/2024

A cidade de Botucatu sediou na última quarta feira, sua primeira Conferência Municipal de Turismo, um evento marcante que reuniu entusiastas, profissionais e autoridades para discutir o futuro do turismo na região. Com uma programação diversificada e debates enriquecedores, a conferência se revelou um verdadeiro sucesso, atraindo uma participação ativa e engajada de todos os presentes.

Para aqueles que não puderam comparecer, gostaríamos de compartilhar alguns dos destaques mais importantes do dia:

Economia Criativa: Um dos temas centrais da conferência foi a discussão sobre a economia criativa como vetor de desenvolvimento turístico. Na gastronomia, destacou-se a importância de valorizar os alimentos produzidos por produtores locais, ressaltando a riqueza dos biomas locais, como a mata atlântica e o cerrado, e contando as histórias por trás dos pratos. No artesanato, foi ressaltado o papel fundamental dessa atividade como ferramenta de inclusão social, resgate de identidade e fortalecimento da cultura local. Além disso, houve ênfase na valorização do rico histórico cultural musical, com ênfase na música caipira raiz da região da Cuesta

Posicionamento Digital: Outro ponto de destaque foi a importância do posicionamento digital para os negócios turísticos. Foram discutidas estratégias como o uso da ferramenta Google Business para cadastro completo do negócio, a atualização regular dos horários de funcionamento para garantir coerência da informação e fluxo de visitantes, e a necessidade de possuir um website próprio para não depender exclusivamente das redes sociais e algoritmos. Além disso, ressaltou-se a importância de não anunciar serviços que não são oferecidos, como acessibilidade e pet friendly, e a compreensão de que o digital complementa, mas não substitui, a experiência presencial.

Inclusão e Acessibilidade: O tema da inclusão e acessibilidade no turismo também foi abordado de maneira abrangente e profunda. Foi destacada a importância de eliminar barreiras físicas e atitudinais para incluir a todos, bem como a disponibilidade de cursos em Libras e vivências atitudinais para turmas do turismo. Um dos marcos do evento foi a garantia de cardápios em braille para todos os participantes, promovendo a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Destinos Turísticos Inteligentes: Por fim, a discussão sobre destinos turísticos inteligentes trouxe reflexões sobre o caminho a seguir para o desenvolvimento turístico sustentável. Destacou-se a necessidade de sensibilização de todo o secretariado municipal, o protagonismo do setor privado, o foco na acessibilidade como um dos temas mais centrais do processo e a importância da união dos agentes de desenvolvimento para o sucesso dessa jornada.

Em resumo, a 1ª Conferência Municipal de Turismo de Botucatu foi um verdadeiro marco para o setor turístico da região. A Secretaria Adjunta de Turismo Agradece a todos os participantes, palestrantes, apoiadores e colaboradores por contribuírem para o sucesso deste evento. Que as discussões e aprendizados compartilhados possam inspirar ações concretas e transformadoras para o turismo de Botucatu e região!