Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JAN
24

Secretaria Adjunta de Turismo Lança Calendário de Aves 2023

Terça, 24/01/2023
Birdwatching

Botucatu possui um forte potencial para a prática de Ave Turismo, por apresentar áreas naturais de Cerrado, Mata Atlântica, bem como áreas de transição entre os dois biomas, o que possibilita a observação de grande diversidade de aves percorrendo pequenas áreas, num curto período de tempo.

Sabendo disso, a Secretaria Adjunta de Turismo vem fomentando cada vez mais a prática de Ave Turismo, buscando ampliar a prática de atividades sustentáveis, aumentando a consciência ambiental de munícipes e turistas através do contato com a natureza e da prática de Observação de Aves. 

Desde 2021, a Secretaria vem realizando diversas ações na concepção do Ave Turismo de Botucatu, como a formação de guias, exposições fotográficas e fomento a atividades culturais. 

Em 2022, foi lançado o projeto “Vem Passarinhar Botucatu”, realizando atividades gratuitas de Birdwatching mensalmente, contando sempre com o acompanhamento de um guia ornitólogo e um guia de turismo. Neste ano também foi realizado o 1º Festival de Aves de Botucatu, que contou com diversas atividades de Educação Ambiental, como Teatro, Palestras, Workshops, Exposições, Apresentações Artísticas, Atividades Lúdicas, entre outras formas de sensibilização ao tema. Além disso, no final do ano passado, foi completada a 1ª etapa da capacitação de Guias de Observação de Aves em Porto Said.

Como resultado dessas ações, acaba de ser lançado o calendário “Botucatu, Cidade Observadora de Aves - 2023”, que conta com fotografias tiradas por observadores de aves, nas passarinhadas que ocorreram na cidade, ao longo dos últimos meses.

Os calendários estão disponíveis para retirada, na Antiga Estação Ferroviária - R. Benjamin Constant, 228-470 - Vila Jahu, das 8h às 17h.  Os interessados poderão comparecer, e retirar até 2 unidades, cada, de forma gratuita!